MÍDIAS
A coluna (diária) de política do jornalista Cesar Neto vem sendo publicada desde 1993. Na imprensa, pelo jornal “O DIA”, 3º mais antigo diário em São Paulo (SP). Na Internet desde 1996, o site www.jornalistacesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil. No Twitter @CesarNetoReal
C Â M A R A ( S P )
Preocupado em entrar pra história como o vereador-presidente que atendeu os demais 54 colegas com ações supra-partidárias pra que entrem pras histórias do maior parlamento municipal do Brasil no Século 21, Eduardo (PSDB) começa a escrever novos capítulos da família Tuma, que hoje ele representa na política.
P R E F E I T U R A ( S P )
Prefeito Bruno Covas (PSDB) dá mostras diárias de que não vai ter conversa com quem for pego cometendo corrupções ou coisas piores na sua gestão. É que sendo neto de Mario Covas (prefeito de São Paulo de 1983 a 1985 ainda no PMDB) considera não ter como negociar com práticas criminosas, doa a quem doer.
A S S E M B L E I A ( S P )
Muito emocionante a homenagem (Colar de Honra ao Mérito Legislativo – SP) que o maior presidente da Casa no Século 20, Vitor Sapienza (PPS), fez pra esposa de Rafael Silva (cego há muitos anos). Clara, que merece o nome que tem, tem sido os olhos e a alma de Rafael, no maior parlamento estadual do Brasil.
G O V E R N O ( S P )
Caso não haja reação por parte do PCC – com lideranças sendo transferidas do Estado pra prisões federais – estará dada a largada de João Doria (dono paulista do PSDB) pra Presidência em 2022. O fato de ter um general no comando da Segurança Pública, potencializa leituras de que Doria poderá ser o civil dos militares.
C O N G R E S S O
Enquanto em São Paulo a deputada Janaína (PSL) espera 15 março pra causar geral, na Câmara dos deputados e comunicadora Joyce Hasselmann (PSL) já causa desde 1º fevereiro. Ambas são as mulheres mais votadas da história nos Legislativos paulista e Federal. Cerca de 2 milhões Janaína e cerca de 1 milhão Joice.
P R E S I D Ê N C I A
Por mais que sejamos brilhantes no que fazemos, uma certa confusão no ato de pensar acaba incapacitando nosso nível intelectual quado não aplicamos princípios de lógica na possível solução de nossos problemas. Pra quais (ainda ministros de Bolsonaro) você apontaria ao reler o começo, meio e fim do que foi descrito ?
J U S T I Ç A S
Se o Supremo vai voltar a cuidar somente de questões constitucionais, respeitando prerrogativas do Executivo e Legislativo, é porque até então vem se intrometendo em matérias que não lhe cabem decidir ? E um pacto enter Poderes ? Estará acima da tal ‘harmonia’ ?
P A R T I D O S
A crise provocada pelo fato de dirigentes do PSL (agora do Presidente Bolsonaro) terem participação em altas ‘doações’ de campanha pra candidaturas que não tinham a menor condição de se eleger pode ter como consequência a saída de vários deputados federais que em tese receberiam a entrada de colegas de outras …
P O L Í T I C O S
… legendas via ‘janelinha’ da janela de mudanças (quando não se perde a cadeira por infidelidade partidária). Os principais beneficiados seriam o MDB, cujos ex-poderosos perdem espaço pra uma renovação de lideranças regionais, como o DEM (ex-PFL) que reinventou-se e tá presidindo Câmara dos Deputados e Senado.
H I S T Ó R I A S
Por mais que esteja literalmente influenciando a vida pessoal e político-partidária (agora no PSL) do Presidente Bolsonaro, o vereador (Rio) Carlos Bolsonaro segue no PSC, partido em que o pai esteva até ir pro PSL em 2018, assim com os demais filhos Flávio (RJ), agora senador e Eduardo (SP) reeleito e mais votado do Brasil.
EDITOR
A coluna (diária) de política do jornalista Cesar Neto tornou-se referência da liberdade possível. Está dirigente na Associação “Cronistas de Política de São Paulo”. Recebeu a Medalha Anchieta na Câmara paulistana e o Colar de Honra ao Mérito na Assembleia (SP). Email cesar@jornalistacesarneto.com