MÍDIAS
O jornalista Cesar Neto assina esta coluna (diária) de política desde 1993. Na imprensa, publicada no jornal “O DIA” (3º mais antigo diário em circulação em São Paulo – SP). Via Internet desde 1996, o site www.jornalistacesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil. No Twitter, @CesarNetoReal
.
C Â M A R A  ( S P )
Vereador Quito Formiga (PSDB), psicógrafo no centro espírita Perseverança em São Paulo (SP – Brasil), pede apenas que o Brasil não julgue o médium João ‘de Deus’, acusado de assédio sexual por mulheres brasileiras e estrangeiras. Ele diz: “nenhum de nós detém as verdades reais. Só o Espírito Santo de Deus”.
.
P R E F E I T U R A ( S P )
Prefeito mais jovem da história, Bruno Covas (PSDB) vai cumprindo sua palavra, em especial no que tange ao partidos políticos ocupando espaços da sua gestão. Quanto a enfrentar o governador França (PSB) e possivelmente o ex-prefeito Haddad (PT), o neto do prefeito Covas (PMDB / 1983-85) encarará desafios.
.
A S S E M B L E I A  ( S P )
Mais jovem líder da história do PSDB no Parlamento paulista, o deputado Vinholi vai disputar a presidência do diretório. Tem apoio do atual presidente, deputado Pedro Tobias e do presidente da Casa, deputado Cauê Macris. Até lá (abril 2019) estará Secretário (volta da pasta do Interior) do eleito governador Doria.
.
G O V E R N O  ( S P )
Ao devolver a Secretaria (Esportes) ao PRB do agora eleito deputado federal Marcos Pereira (ex-Ministro Indústria e Comércio), o eleito governador Doria fez uma jogada de final do 2º tempo de uma partida que pra quem não é do ramo parece perdida. O jogo passa pela reeleição (2020) de Bruno prefeito paulistano.
.
C O N G R E S S O
Tanto o reeleito deputado federal Eduardo como o eleito senador Flávio (ambos PSL – por São Paulo e Rio) precisarão repensar suas comunicações enquanto política familiar, pelo fato do pai estar eleito Presidente. Não serão recuos. Serão avanços por etapa. O irmão Carlos, vereador (PSL – Rio), pode auxiliar e muito.
.
P R E S I D Ê N C I A
O que aconteceu com o eleito Presidente Bolsonaro (PSL) – anunciar que diminuiria o número de Ministério pra 15 e ter chegado a 22 – é um típico caso estudado pelo marketing político. Tivesse dito “vou diminuir bastante …”, ainda que fossem os tais 22 possivelmente estaria sendo elogiado pela diminuição possível.
.
J U S T I Ç A S
Um dos problemas cruciais que atingem qualquer regime democrático no mundo – e no Poder Judiciário não seria diferente – são as interpretações de ‘cientistas de escrivaninha’ que sempre acharão ‘explicações’ pra vender suas teses e pareceres. É por isso que as historias da História acabam impondo as suas versões.
.
P A R T I D O S
Primeiro se ganha a eleição (pras mesas diretoras do Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias estaduais e Câmaras municipais) e só depois é que se anunciam as candidaturas. Pelo menos é assim que tem rolado entre os profissionais da política. Ter as maiores bancadas partidárias não são garantias de vitórias …
.
P O L Í T I C O S
… No caso do PSL, que com o fenômeno do Bolsonarismo tá passando de ‘nano’ pra ‘mega’, não poderia ser diferente, na medida que 513 deputados federais, 81 senadores e 94 deputados (Assembleia de São Paulo) são números que quando – por exemplo – 10 mudam de lado, na real levam 20 votos pro outro lado.
.
EDITOR
A coluna (diária) de política do jornalista Cesar Neto foi se tornando referência das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação “Cronistas de Política de São Paulo”. Recebeu a Medalha Anchieta (Câmara de São Paulo) e o Colar de Honra ao Mérito (Assembleia de São Paulo).
EMAIL cesar@jornalistacesarneto.com
Livre de vírus. www.avast.com.