MÍDIAS
.
C Â M A R A ( S P )
Vereadora Sâmia (PSOL) foi destaque nas eleições 2018. Proporcionalmente mais votada pra Câmara Federal que Boulos pra Presidência. E o vereador Holiday (MBL no DEM) ajudou muito na eleição de Artur pra Assembleia (SP) e Kim (ambos MBL no DEM) pra Câmara Federal.
A S S E M B L E I A ( S P )
Se a advogada e professora (Direito) Janaína eleita deputada estadual (PSL) mais votada da história (com mais de 2 milhões de votos) pensa que vai tomar posse e ser eleita presidente da Mesa, tá redondamente equivocada. Só no Senado a maior bancada elege a Presidência.
C O N G R E S S O
Com derrotas fulminantes dos literalmente donos do PPS, o ex-Comunista Freire e do PV, de Penna que segue ocupando a Secretaria (Cultura) de França (dono paulista do PSB), embora esteja muito mal da saúde. podem acabar se fundindo, pra não acabar virando nanos partidos.
G O V E R N O ( S P )
Programa Roda Viva (ex-Vox Populi) da tv Cultura (Fundação Padre Anchieta) recebeu tanto o governador França (dono paulista do PSDB) como o ex-prefeito paulistano Doria (PSDB), ambos candidatos ao Palácio dos Bandeirantes neste 2º turno. Os tratamentos não foram iguais.
P R E S I D Ê N C I A
Conforme antecipamos, o IBOPE seguiu a Datafolha, dando cerca de 60% das intenções de votos pra Bolsonaro (no PSL), contra cerca de 40% pra Haddad. Basta jogar parado até o próximo dia 28, que o Bolsonarismo ganhará a eleição sem precisar participar de debates.
J U S T I Ç A S
As tolices, vigarices, crimes e mentiras, seguem liderando as pesquisas reais dos cotidianos reais, provocando consequências políticas pelo mundo. Em especial no Brasil, quem tem poder pra controlar notícias falsas ou meias-verdades, via WattsApp (zap) ? Falta agilidade.
P A R T I D O S
O mundo vive de ondas naturais. Os animais políticos sobrevivem nas mutantes de rótulos e prazos de validade. No Brasil, a fauna se reinventa (virtualmente), mas acaba tendo que conviver com os domínios (lobistas) Congressuais, como foi na Constituinte (1987-88) …
P O L Í T I C O S
… e tem sido nas Presidências (eleição direta voltou em 1989). Passados 30 anos (Constituição), a novidade que em tese ‘resgataria’ a cidadania deixou heranças com mais de 100 emendas (remendos) e a falta de regulamentação de vários artigos. O fato de haver uma …
N O
… certa renovação, nunca foi garantia de melhoras, porque a guerra pelo ‘domínio do terreno’ dos animais territoriais que ocupam os partidos (entre os 513 deputados federais e os 81 senadores) é cruel. É uma guerra diária, na qual as Verdade Reais são intangíveis.
B R A S I L
Nunca antes neste país um candidato Presidencial (Haddad) teve que aceitar (do PT ainda do Lula), ‘abraçar’ antigos e demonizados adversários. Começou em 2012, quando ‘beijou a mão’ de Maluf e agora topa ‘beijar a mão’ de FHC. Acabaram heranças malditas ?
.
O Jornalista Cesar Neto tornou-se referência na imprensa, via liberdade possível da coluna (diária) de política (há 25 anos). Recebeu Medalha Anchieta (Câmara paulistana) e Colar de Honra ao Mérito (Assembleia paulista).
Email cesar.neto@mais.com