M Í D I A S
Desde 1993 o jornalista e colunista Cesar Neto assina esta coluna (diária) de política. Na imprensa, jornal “O DIA” (hoje 3º mais antigo diário em São Paulo – SP). Desde 1996 na Internet, www.jornalistacesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil. Desde 2018 no Twitter, @cesarnetoreal
C Â M A R A ( S P )
Os pelo menos 15 vereadores candidatos à Assembleia (SP), Câmara dos Deputados e ao Senado já gravam pro horário eleitoral (rádio e tv) e tão em plena campanha na Capital e algumas regiões do Estado. Suplicy (PT), Mario Covas (ex-PSDB no PODEMOS) parecem ter acordo de boa convivência.
P R E F E I T U R A ( S P )
Bruno Covas (PSDB) deu a maior virada na estruturação da sua administração, mudando nomes e até extinguindo Secretarias, criando e extinguindo cargos e outras modificações que deixam claro que o neto de Mario Covas começa a ocupar o meio-de-campo e fazer gols à lá CR7, através do “estou aqui”.
A S S E M B L E I A ( S P )
O que tem de vigarista juramentado tentando vender mercadoria que não tem pra entregar pra alguns deputados do Interior, no sentido de que possuem cerca de pelo menos 30 mil votos que podem ser repassados pras campanhas (dos que podem pagar com dinheiro próprio) é quase inacreditável.
G O V E R N O ( S P )
Se Doria (PSDB), candidato ao Palácio Bandeirantes não socorrer o Presidencial Alckmin (PSDB) nas regiões por todo o Estado, o oponente Bolsonaro (PSL) pode mesmo ganhar do ex-governador assim como Lula (PT) em 2006. Doria e Alckmin já estão gravando pro horário eleitoral (rádio e tv).
C O N G R E S S O
Tá batendo preocupação nas candidaturas tucanas de Tripoli e Mara Gabrili (ambos PSDB), em relação à possível subida nas pesquisas do major Olimpio (PSL de Bolsonaro). Em relação a campanha da olímpica Maurren Maggi (PSB), ela tá descobrindo o quanto são quase impossíveis ‘saltos’ políticos.
P R E S I D Ê N C I A
Se os candidatos veteranos, como o caso de Ciro Gomes (agora PDT que foi de Brizola) e Marina (ex-PT e dona do REDE que finalmente começa a bater em Lula) não se tocarem que mudanças eventuais numa 3ª tentativa de se elegerem ao Planalto, podem ter que se desconstruir desde já, na marra.
P A R T I D O S
É mais que surreal um filho de ex-Presidente (morreu sem ter sua história reconstruída e recontada como agora tenta Lula – PT) pintar na tv com menos de 10 segundos de tempo pra talvez dizer “Meu nome é Goulart – filho do João Goulart”. Nem o Enéas usava mais isso pelo seu ‘nano’ PRONA.
P O L Í T I C O S
… A falta de respeito pela história partidária é tamanha, que o PMDB retirou o nome de um jurista importante pra dar o nome do falecido Ulisses Guimarães à sua Fundação. O PDT pelo menos manteve Alberto Pasqualini, só que na sequência de Leonel Brizola. E não rolava botão de delete.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto integra o livro “Colunistas Brasileiros” no capítulo São Paulo. Dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura de São Paulo e está dirigente na Associação “Cronistas de Política de São Paulo”. Nossa missão é o exercício das liberdades possíveis. Email cesar.neto@mais.com