IMPRENSA
.
H I S T Ó R I A S
O ano eleitoral de 2018 será sem dúvida um divisor de águas do que foi a Justiça Eleitoral e no que ela está tendo que se transformar: tomar rápidas decisões com relação a propagação em tempo real de “notícias falsas” e suas consequências nas candidaturas das vítimas; …
D A
… das mentiras [ou pior – meias verdades], seja nas proporcionais aos Legislativos, seja nas majoritárias ao Senado e Presidência. Por isso, é muito importante a existência do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral no Estado de São Paulo. E como instituições …
P O L Í T I C A
… sem gente dedicada não passariam de prédios com uma inscrição nas suas placas de identificação, não podemos deixar de homenagear José D’Amico, cuja dedicação e cultura são tamanhas que impressiona os que se achavam ‘sabedores de tudo’ da política, seja em relação …
B R A S I L E I R A
… aos partidos políticos extintos, seja em relação aos atuais – alguns surreais – 35 existentes hoje e seus donos ou sócios preferenciais. Por estas e outras, vale visitar fisicamente o CEMEL (SP), na região central de São Paulo [bairro da Bela Vista], próximo da mais antiga instituição trazida …
N O
… de Portugal ao Brasil Colônia, a Câmara de Vereadores, no caso a maior e mais importante do Brasil [da cidade de São Paulo – SP]. Fica na rua Major Diogo, 105 e o telefone é (11) 3130-2700. Lá, você vai encontrar o cara mais querido dos historiadores [de verdade] e um dos maiores …
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com
E S T A D O
… acervos [no segmento eleitoral] do Brasil e um dos maiores das Américas e do mundo. A Justiça Eleitoral brasileira foi criada originalmente em 1932 e o CEMEL (SP) foi criado em 1999. Uma Aula que nenhuma universidade do mundo tá credenciada pra dar, através de fotos, livros, …
D E
… jornais e revistas, áudios e imagens de cinema e televisão, chegando finalmente à chamada nova Revolução das Comunicações que vêm mudando [infelizmente pra muito pior dependendo do mau uso dos novos meios eletrônicos de mídias imediatas pra que suas histórias – e gente – possam …
S Ã O
… ser deletadas também imediatamente] modos e modas nas culturas pelo Brasil e pelo mundo. No CEMEL, você vai quase que literalmente fazer uma viagem pelo tempo. Lá, talvez o menos importante seja quem ganhou e quem perdeu, pelos partidos e suas alianças, as eleições …
P A U L O
… pra vereador, deputados estaduais e federais, senadores e Presidentes da República. Os detalhes, principalmente no que diz respeito às propagandas dos candidatos, são o que se pode chamar de detalhes aparentemente inocentes, mas que decidem se seria eleito, por exemplo, um …
[ C E M E L – S P ]
… já ex-Presidente Jânio Quadros contra o que seria Presidente Fernando Henrique pra prefeitura paulistana [volta das diretas em 1985]. Voltando aos anos 1950 – 1960, um Adhemar de Barros contra um Jânio Quadros [governadores]. Parabéns desde já à equipe do querido José D’Amico.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto assina esta coluna [diária] de política desde 1993. Ela tornou-se referência na imprensa e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação “Cronistas de Política de São Paulo”. Via Internet desde 1996, www.jornalistacesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil.