I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal “O DIA”
.
P A R T I D O S
Nascido da ruptura do Partido do Movimento Democrático Brasileiro [PMDB] dominado pelo então governador de São Paulo [o falecido Orestes Quércia], o Partido da Social Democracia Brasileira [PSDB] vai completar 30 anos em 2018. As perguntas são: até lá, o vitorioso …
P O L Í T I C O S
… João Doria [1º na história a ser eleito prefeito paulistano no 1º turno], que saiu vencedor da eleição do vereador [1º mandato] João Jorge pra presidência do diretório paulistano [até então presidido pelo colega Mario Covas], vai seguir em campanha à Presidência, ou aceitar …
N O
… por exemplo disputar a sucessão do criador, provedor e mantenedor da sua candidatura em 2016, o governador paulista Geraldo Alckmin ? Quanto ao governador paulista Alckmin: estará mesmo preparado pra pacificar o partido, talvez aceitando e apoiando o ex-governador …
E S T A D O
… e senador José Serra pra retornar ao Palácio dos Bandeirantes, fazendo a dobradinha ao contrário do que rolou em 2010 ? E Fernando Henrique Cardoso [FHC], único a ter no currículo ter sido eleito e reeleito em 1º turno contra Lula (PT), em 1994 e 1998 [via Economia Real] ? …
D E
… Vai seguir dando aulas de ‘diplomacia’, que na prática acabam apontando pra um Parlamentarismo que o Brasil não tem, embora a Constituição [do mesmo ano da fundação do PSDB – 1988] parece sugerir mas que na real não é nem Presidencialismo como o norte-americano, nem …
S Ã O
… os parlamentarismos híbridos como na França pós-2ª Guerra ? Com o diretório paulistano definido, em novembro é a vez do diretório paulista [literalmente dominado por Alckmin] ter o deputado federal que ele determinar ? E em dezembro será a vez do diretório nacional, …
P A U L O
… ainda contaminado pelo ‘licenciado’ senador mineiro Aécio [encurralado por denúncias de corrupções com áudios e vídeos dele e de seus operadores com Joesley da JBS, mas que se salvou via corporativismo da maioria dos colegas] eleger um aliado do candidato Alckmin ?
E D I T O R
O jornalista CESAR NETO vem publicando esta coluna [diária] desde 1992. Ela foi se tornando referência na política e uma via das liberdades possíveis entre comunicação, sociedade e instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo [Brasil].
_________________________
cesar.neto@mais.com