I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal O DIA
Após não ‘dar mole’ pra [até] estudantes que tentaram repetir na Casa uma invasão prolongada do tipo que rolou na Assembleia (SP), o vereador-presidente Leite (DEM) deu ‘colher de chá’ pra que se manifestem contra projetos [desestatização de Doria] no colégio de líderes.
P R E F E I T U R A ( S P )
Como nunca antes em São Paulo e possivelmente pelo Brasil, Dória (PSDB) vai dando ‘aula’ de propaganda planejada e executada, via ‘disputa’ pela Presidência, tendo como ‘coadjuvante’ o cara que na real é o protagonista: governador (SP) Alckmin (PSDB). Aprendam, amadores.
A S S E M B L E I A ( S P )
Janela [infidelidade partidária] pode fazer com que deputados, já ‘defenestrados’ de alguma forma em seus partidos, façam uma ‘viagem’ tanto de volta pra legendas das quais saíram, como pras quais nunca estiveram. Com o Distritão, quem tem voto voltará pro Palácio 9 de Julho.
G O V E R N O ( S P )
Em plena campanha, pela 2ª vez [1ª foi em 2006] à Presidência, Alckmin não comete mais os erros daquela derrota pra Lula (PT), na qual ele foi ‘cristianizado’ pelo PSDB dos hoje senadores Serra [largou a prefeitura paulistana e elegeu-se governador SP] e o ex-poderoso Aécio.
C O N G R E S S O
Entre os deputados federais por São Paulo, maioria do PSDB de Alckmin, do PT de Lula, do PTB de Campos, do PSD do dono nacional Kassab, do PSB do dono paulista França, do DEM de Rodrigo e do PRB de Pereira [IURD] ensaia votar pelo Distritão [pra eleger os mais votados].
P R E S I D Ê N C I A
Se havia alguma chance do ministro (Fazenda) Meirelles ser uma opção pelo menos pra ser vice de uma candidatura forte pra Presidência em 2018, com a revisão pra cima do deficit e ainda assim aumento de impostos o PSD [do colega e dono nacional Kassab] descredencia-se.
P A R T I D O S
No PT, históricos tratam como ‘piada de mau gosto’ que o ex-Presidente Lula esteja ensaiando possível candidatura do ex-prefeito paulistano Haddad à Presidência em 2018. Em 2016 ele não foi sequer ao 2º turno. Em tempo: o ex-senador e de novo vereador Suplicy ‘tá na área’.
P O L Í T I C O S
… No PSB, o reeleito presidente do diretório paulistano, vereador Eliseu, ouviu do colega e líder da bancada Camilo uma conclamação à legenda [70 anos de fundação / refundação]. Camilo ‘profetiza’ que o futuro governador (SP) França, dono estadual, pode revolucionar o cargo.
H I S T Ó R I A S
Tanto o ex-Presidente Lula, quando da morte da esposa Marisa; como a ex-Presidente Dilma, quando da morte do ex-marido, usaram as ocasiões pra fazerem discursos políticos, em especial sobre serem vítimas [golpe de Estado] e também de perseguições jurídicas. Lamentável.
E D I T O R
O jornalista CESAR NETO vem publicando esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via da liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições. Ele está dirigente na API e na Associação dos Cronistas de Política (São Paulo – Brasil).
cesar.neto@mais.com