I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O DIA”

H I S T Ó R I A S 

.

Em vez de tratar dos ‘cardápios’ mortais da ‘festa da carne’, em especial no carnaval brasileiro, tratemos da festa do Purim, que será comemorada 12 de março, correspondente ao calendário lunar hebraico (ano 5.577) …

D A 

… O texto tá no livro “Receitas Judaicas – Festas Bíblicas”, que terá lançamentos neste ano, via Editora Consulte, cujos autores são o rabino messiânico Mário Moreno e o chefe gastronômico Flávio Kataoka, tendo como …

P O L Í T I C A

… coordenador do projeto / gestor de comunicação Antônio Carlos da Silva. Trata-se de uma das festas mais alegres do calendário dos livros dos antigos testamentos (primeiros 5 livros) que hoje compõem a atual bíblia …

V I A 

… e a sua culinária que é baseada no banquete que a rainha Ester ofereceu ao rei Assuero e ao 1º ministro Hamam. Por isso, tal festividade é marcada por uma culinária rica e baseada num ‘alimento’ principal: a alegria …

L I V R O

… Nesta festa, recordamos dos livramentos que o Eterno (IHVH – Eu me torno aquilo me torno) trouxe ao seu povo e, justamente no banquete, o maligno (um dos ex-anjos de luz – o atual Diabo) é revelado: seu plano de …

 

“R E C E I T A S

… morte é desmascarado e o Juízo vem sobre Hamam. A comida em Purim tá ligada pelos atos proféticos e aquele que inclui o alimento fala sobre a derrota de Hamam (que poderia ter extinguido o povo hebraico / judeu), …

J U D A I C A S 

… fato que não permitiria que Jesus se tornasse humano pra cumprir o plano de salvação de toda a humanidade (gentios). É um pequeno doce chamado ‘Orelha de Hamam’, comida pelos que participam da Festa como …

F E S T A S

…  um sinal de que esta pessoa tá ‘devorando’ seu inimigo. Após a festa, há um banquete que, com suas comidas apropriadas, nos reporta a uma celebração de vitória. O adversário já morreu e agora nos resta celebrar …

B Í B L I C A S”

… a vitória. pois o decreto de morte foi transformado em vida e a humilhação tornou-se em exaltação. Por isso, dizemos: “Chag Sameach Purim”, ou seja “Feliz Festa de Purin”. Obrigado pela leitura e seja muito feliz !

E D I T O R 

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência na política e uma via da liberdade possível. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo.

cesar.neto @ mais.com