I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal “O Dia”
COMEÇO
A perplexidade dos últimos resultados políticos (Doria aqui e Trump nos States) é parte de um processo quase imperceptível pra sociólogos que se apropriam da história e da filosofia …
DO
… Entretanto, os votos vieram do mundo real, de pessoas que enterraram as pesquisas e suas furadas margens de erro cujos critérios não conseguem antecipar a complexidade dos que …
FIM
… também não conseguem avaliar a importância unitária dos seus votos. Ao abrirem as ‘Caixas de Pandora’ da globalização, parece até que foram os mesmos eleitores que derrotaram …
DE
… a permanência do Reino Unido na comunidade européia; trocaram políticos por gestores, como pra prefeitura da maior cidade do hemisfério sul e a votaram no pseudo-azarão pra …
VÁRIOS
… presidência da ainda única potência global. Quanto as famosas gerações X, Y etc., já sabem e já determinam o que não querem, mas ainda não sabem determinar o que querem e não dão …
CICLOS
… o mínimo valor aos que construíram as bases da economia, política e cultura das nações aqui exemplificadas. Em tempo: aos leitores diários, que por lógica estejam estranhando nosso …
DAS
… o enfoque de hoje, vale registrar que uma das missões de colunas de política como a nossa é justamente a de despertar a curiosidade dos que se atrevem a estudar quais as tendências …
TRANSFORMAÇÕES
… da política em todos suas dimensões e consequências, que sem dúvida já afetam e vão afetar muito mais nossos cenários futuros, incluindo seus filhos e os filhos de seus filhos, além …
CULTURAIS
… do que um dia foi a imprensa tradicional. A real, desde sempre, é que a humanidade pensa, fala, escreve e faz todas as coisas por 4 motivos que continuam sendo os mesmos: o amor, …
PELO
… a convicção, o temor e o interesse. Amor e convicção são parcelas ínfimas na motivação dos povos. Já o interesse e o temor tomam quase a totalidade de tudo que a história …
MUNDO
… vem registrando, tentando ensinar como transformar a vida em momentos de felicidade, fato que sábios – por exemplo Nasrudin – ensinavam; porque a tolice é ilimitada.
EDITOR
Desde 1992 que o jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política. Ela foi se tornando referência. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (SP).
cesar.neto@mais.com