I M P R E N S A
 

Em São Paulo: jornal “O Dia”

HISTÓRIAS 

Com o Brasil literalmente pegando fogo, vale lembrar que hoje é dia do Funcionalismo Público. Tudo começou quando a corte portuguesa veio pro Rio em 1808, criou as primeiras instituições e com elas o ‘funcionalismo’ …

DO 

… pra administrá-las. Após o golpe militar que demitiu a monarquia ‘proclamando’ a República, em 1889, o funcionalismo em todos os níveis (federal, estaduais, do distrito federal e municipais) tornou-se importante nas relações …

FUNCIONALISMO 

… institucionais da população com órgãos públicos em todos os níveis do Estado brasileiro, mesmo não existindo nenhuma regulamentação, legislação ou denominação pros funcionários públicos no Brasil. Foi através de um …

PÚBLICO 

… decreto, de número 1713, em 28 de outubro de 1939, que o governo do presidente-ditador Getúlio Vargas redigiu um dos primeiros documentos  que consolidaram as normas do funcionalismo público brasileiro …

DA  

… Em 1943 Getúlio torna oficial o dia 28 de outubro como dia do funcionário público, o que hoje funciona como um feriado nacional pra eles, por conta do chamado ponto facultativo em todas as repartições públicas nacionais …

UNIÃO 

… Em 11 de dezembro de 1990 foi publicado um novo estatuto dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, que consolidou o termo Servidor Público através da lei 8112/1990 …

ESTADOS 

… estabelecendo o chamado Regime Jurídico Único. Em tempo: foi a Constituição da República, promulgada em 5 de outubro de 1988 e vigente até hoje (com pelo menos 100 emendas constitucionais), que estabeleceu referências …

DF 

… em relação ao Serviço Público, uma vez que desde a Carta Magna de 1934 não se dava este tratamento ao servidor e ao serviço público. O texto do artigo 37 da atual Constituição diz que: “A Administração Pública direta, …

MUNICÍPIOS 

… indireta ou fundacional (Poderes da União, Estados, DF e municípios) obedecerá os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência”. Parabéns aos que individualmente têm o Espírito Público !

EDITOR 

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela tornou-se referência e uma via das liberdades possíveis entre comunicação e instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (SP).

cesar.neto@mais.com