I M P R E N S A
HISTÓRIAS
Como nenhum editor de seções tipo “erramos” disse nada, vamos novamente demonstrar porque não houve cerca de 42% de renovação na eleição pra Câmara paulistana de vereadores, mas sim cerca de 32% …
DA
… A eleição pra Mesa Diretora será dia 1º de janeiro de 2017 e não 15 de dezembro de 2016; como foi publicado no mais antigo diário em circulação na Pauliceia Desvairada. Não foram 55 os vereadores que disputaram …
ELEIÇÃO
… a reeleição, mas sim 49. Portanto, os 100% de uma renovação (só se dá quando alguém disputa, perde e em seu lugar assume alguém que nunca ocupou o cargo naquela Casa política) caíram pro teto de 49 e não …
2016
… dos atuais 55. Em tempo: ainda que tivessem disputado os 55 atuais vereadores, o fato é que foram eleitos 5 ex-vereadores, portanto voltando pra Casa. Pra começar, o ex-senador Suplicy, que com cerca de 300 mil …
PRA
… mil votos ainda puxou mais 2 cadeiras pra coligação com seu PT. Soninha (PPS) também volta pra Casa onde esteve pelo PT. Alexandre Guedes (PT) esteve exercendo o mandato nesta legislatura 2013 – 2016. Milton ..
CÂMARA
… Ferreira (PTN) também volta à Casa, onde teve o 1º mandato pelo PPS, migrando pro PSD do então prefeito Kassab. Finalmente, Claudio Fonseca, que teve mandatos pelo PC do B e depois pelo PPS, partido no qual …
PAULISTANA
… está. Fazendo as contas: se 33 vereadores foram reeleitos (dos 49 que disputaram a reeleição), 16 e não 22 representam a renovação real (cerca de 32%). Sobre o filho (PSC) do ex-vereador e atual deputado federal …
DE
… Gilberto Nascimento; o irmão (PV) do ex-vereador e atual deputado na Assembleia (SP), que se elegeu como Tripoli e o filho (PSD) do ex-vereador e atual deputado federal Goulart (PSD), não representam verdadeira …
VEREADORES
… renovação, por representarem a continuidade das histórias políticas dos parentes. Em tempo: assim como o reeleito Mario Covas (PSDB), estão ‘perdoados’ eleitos e eleitas cujos pais deputados nunca foram vereadores.
EDITOR
O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via da liberdade possível entre sociedade e instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (SP).
cesar.neto@mais.com