HISTÓRIAS
Os donos e os sócios majoritários dos grandes e médios partidos políticos com representação no Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado) começam a determinar o que finalmente vai ser uma reforma política, no sentido de ‘matar’ …
DOS
… os menores, ou induzir que sejam incorporados pelos que vão sobreviver (legislação já permite), ou que façam fusões, também como a legislação já permite, ou finalmente que se juntem em federações pra que se façam representar como …
35
… se fossem uma só legenda entre 81 senadores (3 por Estado, representando a igualdade dos mesmos em relação a União) e 513 deputados federais, representando – proporcionalmente – as populações dos Estados brasileiros. Pra isso, …
PARTIDOS
… discussões e votações nas 2 Casas Legislativas podem e devem caminhar pras Cláusulas de Desempenho que já em 2018 as passem a barrar a eleição dos que não se credenciarem pela eleição de bancadas bem maiores, por mais …
POLÍTICOS
… Estados, que os atuais candidatos aos parlamentos da Câmara Federal, pelos atuais 35 partidos políticos; processo que deverá findar até as eleições de 2022. As previsões são de que o Brasil pode vir a ter no máximo em torno de 10 partidos.
HISTÓRIAS
Dos prefeitos e vices que São Paulo teve, desde a volta das eleições diretas pras capitais (1985), foram antes vereadores na Câmara paulistana: Jânio Quadros (prefeito pelo PTB; vereador durante os anos 1950) e seu vice Arthur Alves Pinto (vice …
DA
… pelo PFL e vereador pela ARENA / hoje PP). Luiza Erundina (então no PT de Lula / hoje ‘albergada’ no PSOL tentando fundar o Raiz). Gilberto Kassab (prefeito pelo DEM e vereador pelo PL / hoje PR; refundador e dono nacional do PSD). A atual …
POLÍTICA
… vice-prefeita (PC do B) Nádia Campeão foi 1ª suplente (durante os anos 2000), mas nunca assumiu a ‘camisa’ do ex-jogador palmeirense Ademir da Guia, que ‘jogou’ apenas 1 mandato, tendo ido pro ‘time’ do PL (hoje PR) de Antonio Carlos Rodrigues …
PAULISTANA
… Em tempo: o vice na chapa de pela reeleição de Haddad (PT) é Chalita (PDT), que foi vereador (PSDB) de meio mandato no final dos anos 2000. Como deputado federal foi do PSB pro PMDB de Temer, quando ‘magoou’ por ter sido rifado pela Marta.
EDITOR
Desde 1992, o jornalista Cesar Neto vem publicando esta coluna diária de política na imprensa de São Paulo. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo.