I M P R E N S A
Em São Paulo,: jornal “O Dia”
EDITORIAL
Desde 1992, a coluna do jornalista Cesar Neto tornou-se referência na política e uma via de liberdade entre comunicação, sociedade e instituições.
FAZENDO
Apesar do Vaticano ter recentemente tornado santo católico o espanhol José de Anchieta, não foi ele o principal padre jesuíta (era um noviço com apenas …
ALGUMA
… 19 anos) a fundar o colégio que deu origem a vila que hoje é a megacidade de São Paulo. E lá se vão 462 anos de injustiças, tanto na historiografia lusitana …
JUSTIÇA
… como na historiografia brasileira, com a grandeza do também padre jesuíta (leia-se Companhia de Jesus) Manoel da Nóbrega. Por uma questão de justiça, …
AO
… estes são alguns trechos do livro “Cartas do Brasil”: … na Universidade de Coimbra, Nóbrega graduou-se bacharel. Por ser gago, não alcançou o 1º lugar, posto …
PRINCIPAL
… que tanto seu diretor como o Reitor estavam inclinados a dar para outro aluno. Nóbrega tentou então a colegiatura no Mosteiro de
Santa Cruz, foi novamente …
FUNDADOR
… derrotado por um companheiro, porque os juízes eram os mesmos religiosos da prova anterior que desaprovavam sua gagueira. Então, pra se vingar de um mundo …
DA
… que o abatia quando ele tentava grandes honras, entrou pra Companhia de Jesus – que em 1544. Os alicerces dos jesuítas eram obter a perfeição própria como …
VILA
… salvação da alma. Este meio tomou a providência divina e passou a fazer de Nóbrega um de seus grandes servos. Num dos escritos que Nóbrega deixou: “quisera …
HOJE
… não saber o que quero, mas em todo caso somente querer a Jesus crucificado”. Como voto de obediência, Nóbrega recebeu os encargos de pregar, ouvir confissões, …
MEGACIDADE
… visitar cárceres e hospitais, além de acudir as necessidades corporais e espirituais de particulares, sempre obedecendo os princípios da humildade e da mortificação …
DE
… (neutralização das influências malignas que o pecado original ainda exerce sobre nossas almas, mesmo depois do batismo regenerador). Ainda sobre mortificação, …
SÃO PAULO
… estas são elas: do corpo, dos sentidos, das imaginações e das paixões, do espírito e da vontade, das nossas ações exteriores e das nossas relações com os próximos.
EDITOR
O jornalista – colunista político – Cesar Neto está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e na Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo.
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com