I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal “O DIA”.
EDITORIAL
Desde 1993 a coluna do jornalista Cesar Neto é uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições. Ela é referência na política.
CENÁRIOS
Nem só a crise econômica move as intenções de voto do eleitorado em relação aos cargos majoritários (governadores e Presidência da República) …
CULTURAIS
… Com 32 partidos e muito mais candidatos do que o razoável pra representar a média dos pensamentos políticos paulista e brasileiro, os debates …
DA
… – via rádio, tv e mídias digitais – hoje contendo portais de notícias na internet e redes sociais – como os que rolaram na rede Bandeirantes de tv …
POLÍTICA
… demonstram que candidatos aos governos e presidência seguem sendo modelitos repaginados de ‘jogos’ do Século 20. Não há como aprofundar …
BRASILEIRA
… propostas – quando existem – das políticas de Estado; isonomia e autonomia financeira dos Poderes de uma República e muito menos de tratarem …
NAS 
… de reformas urgentes: político-partidária, fiscal-tributária, administrativa, trabalhista, federativa e judiciária, além d’uma revisora- regulamentadora …
CAMPANHAS 
… constitucional. Quanto ao ‘marketing’, cada vez mais especializado em personagens na política, o caso da propaganda do deputado federal ‘Tiririca’ …
DA
… (PR), pedindo voto pra reeleição através da gozação explícita do ser político, já entrou pra história como propositalmente negativo com o poder …
ELEIÇÃO
… de chocar os ‘liberais abestados’ que não votaram nele em 2010 (fez cerca de 1,3 milhões de votos), mas que agora podem se juntar ao protesto …
DE
… dos simplórios. Quanto a partidos e pesquisas, a agora ‘dona’ do PSB do falecido Campos – Marina (ex-PT e ex-PV) não tem culpa se o imaginário …
2014
… popular ainda crê em ‘salvadores messiânicos da pátria’. Cabe ao PSDB de FHC e ao PT de Lula desconstruí-la já ou enredar-se à Rede dela(Congresso) em 2015.
HISTÓRIAS
A ARENA (hoje PP) tornou-se um dos maiores partidos (governos militares) do mundo (anos 1960-70). O oposicionista MDB (hoje PMDB) também nos anos 1980.                                 
EDITOR
O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. Está dirigente nas Associações: Paulista de Imprensa e dos Cronistas Políticos (SP)
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com