I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.
* EDITORIAL
Desde 1993, a coluna do jornalista Cesrar Neto é uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.
HISTÓRIAS
Tolices e vigarices ainda são as coisas mais democráticas deste mundo. Como a natureza humana é subjetiva, elas podem pegar desde analfabetos até cientistas …
CULTURAIS
… Ninguém ‘nasce’ em partidos ou instituições políticas. O povo leva pra política suas ‘crenças éticas’ pra fazer ‘pós-graduação’ no que já são na sociedade …
NAS
… Se você tem mais de 50 de idade, talvez não precise ler, ouvir ou assistir propaganda eleitoral. Se tem menos, talvez ainda precise. Se tem menos de 30, …
POLÍTICAS
… talvez esteja trocando coisas que conheceu no Século 20 pelas mesmas do Século 21, agora ‘comprando’ novos rótulos de antigos ‘conteúdos’ …
PARTIDÁRIAS
… Por estas – e outras tantas – é que você pode e deve ler, ouvir e assistir as mensagens de todos os que imaginam merecer seu voto, porque o problema não é ter …
EM
… motivos discutíveis pra suas decisões. O problema é não repensar suas decisões. E antes de fazer qualquer análise sobre a validade da propaganda eleitoral …
SÃO PAULO
… das candidaturas dos atuais 32 partidos (via impressos, rádio, tv, internet e redes sociais), que tal repensar sobre possíveis manipulações dos processos …
NO
… – inclusive tecnológicas – de comunicação que afetam sua vida ? Por que não ouvir, falar, voltar a ouvir e só então comentar sobre diferentes formas e conteúdos ? …
BRASIL
… Isso, porque nossas emoções são químicas e físicas. Nossa vida é uma construção diária de compreensões. limitadas pelo tempo, sobre os sentidos dela própria …
PELO
… Não reconstruir ou não repensar sobre o que pensamos, falamos, escrevemos e fazemos é negar a nós mesmos. Não somos diferentes do que fomos há milênios …
MUNDO
… O que mudou foram as tecnologias usadas pelos que controlaram e controlam os sistemas de dominação (cultural, religioso, militar, econômico e político).
HISTÓRIAS
Debates (na tv desde os anos 1950) são ‘aulas’ sobre como as reações corporais provocam mais ‘mortes’ por olhos e bocas do que mortes por acidentes aéreos.
* EDITOR
O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. Está dirigente nas Associações: Paulista de Imprensa e dos Cronistas Políticos (SP).
__________________
cesar.neto@mais.com