I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.
EDITORIAL
Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.
NÃO
Desde 1946 até hoje, não faltaram juristas pra propor reformas políticas possíveis pra uma democracia na qual o povo brasileiro seja representado por congressistas …
FALTAM
… eleitos por partidos políticos que tenham um certo comprometimento com a harmonia entre os Poderes e com a Constituição. No Senado, sob a presidência do ex-…
JURISTAS
… presidente José Sarney (PMDB), houve recentemente uma Comissão de juristas pra elaboração de um novo código eleitoral. Passados quase 25 anos (outubro de 1988) …
PRA
… da promulgação da Constituição, o processo político brasileiro tem aspectos bem perversos no seu sistema político. O voto (uninominal) no processo representativo …
PROPOR
… vem destruindo a possibilidade de partidos pragamáticos, de maiorias estáveis. Pra tais regras mudarem, três quintos do Congresso têm que votar emendas à Carta …
REFORMAS
… Quanto ao processo eleitoral, é complexo, mutável e sujeito a regras imprecisas, que provocam a judicialização da política e a politização da Justiça. Por mais que alguns …
ELEITORAIS
… queiram, deputados federais e senadores estarão sob o mando dos donos dos partidos e do Poder Executivo, o que compromete um novo e estável Código Eleitoral …
NA
… A Comissão: Dias Toffoli, Carlos Velloso, Caputo Bastos, Neves da Silva, Hamilton Carvalhido, Torquato Jardim, Monteiro Gurgel, Walter Guilherme, Admar Gonzaga, …
POLÍTICA
… Versiani Soares, Resende Castro, Geraldo Agosti, Joelson Dias, Figueiredo Jr., José Rollemberg, Luciana Muller, Bandeira de Mello Filho, Márcio Silva, Furtado Coelho, …
BRASILEIRA
… Cezar Britto e Carvalho Veloso. Em tempo: do livro Rebelião das Massas, Ortega e Gasset: “democracias dependem de mísero detalhe técnico: o procedimento eleitoral”.
EDITOR
O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com