I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.
EDITORIAL
Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.
JUDICIÁRIO
Acertou o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR por São Paulo), ao pedir vista – na Comissão de Constituição e Justiça – do texto que torna automática a perda do …
BRASILEIRO
… mandato de parlamentares condenados por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. Longe de adiar o que poderá acontecer com os …
NÃO
… parlamentares condenados pelo Supremo, em função das denúncias do chamado ‘mensalão’, inclusive com o deputado federal e líder partidário Costa Neto, ACR …
PODE
… apenas deu ao Congresso – uma vez que a Câmara Federal terá que apreciar também – a condição de analisar melhor o que diz o próprio Supremo: que a decisão sobre …
DECIDIR
… a perda de mandatos parlamentares não cabe ao Poder Judiciário. Segundo a ministra Rosa Weber: “os deputados e os senadores são eleitos pelo povo. Por isso, …
SOBRE
… as cassações precisam ser muito bem discutidas, debatidas e compreendidas, pra que seus colegas parlamentares, também eleitos pelo povo, possam cassá-los …
PERDA
… A perda do mandato é prerrogativa do Parlamento”. Ainda Rosa Weber: “o exercício do mandato , enquanto situação jurídica, não se confunde com o exercício de um …
DE
… direito político individual” (leia em direitos políticos descritos no artigo 13 da Constituição da República de 1988). Portanto, o senador Antonio Carlos Rodrigues …
MANDATO
(PR por São Paulo), fez questão de respeitar o legislador da Constituição, a posição do Supremo e em especial o próprio Parlamento, sobre o qual Rosa Weber comenta: …
PARLAMENTAR
.. “a Constituição reservou a decisão de cassação ao Parlamento”. Em suma, o senador ACR quer o Congresso discutindo, debatendo, compreendendo e só então votando.
EDITOR
O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com