I M P R E N S A 

Em São Paulo: jornal “O DIA”

+
H I S T Ó R I A S 

Completando 90 dias de gestão (de político mais ‘profissa’ do que muitos que se apresentam como tal), o prefeito paulistano João Doria (PSDB) começa a dispensar inimigos externos, até porque dos internos ele tem um tempo razoável pra virar jogos jogados e resgatar apoios …

D A 

… 28, 33 e até 37 votos pra fazer passar na Câmara de vereadores de São Paulo os projetos que podem e devem consolidá-lo – no mínimo – pro governo estadual e talvez até pra Presidência da República em 2018.  Sabedor disso, o vice Bruno Covas (PSDB), cujo tio-vereador …

P O L Í T I C A 

… Mário Covas Neto (PSDB) tá em plena campanha pro que der e vier em 2018 (cenários do Congresso Nacional), já ‘prefeita’ enquanto o maior fenômeno entre as novidades da política deita e rola na condição de ‘marketeiro’ do mais difícil produto a ser vendido no mercado político: …

( S Ã O   P A U L O )

… ele próprio enquanto gestor inclusive de pessoas. Na Câmara dos vereadores quem tá completando 90 dias de presidência, tendo que cortar na carne, no osso e até no ‘espírito’ é Milton Leite (DEM), com a missão maior de dar à gestão Doria-Bruno (PSDB) o dinheiro pra ‘cidade linda’.

H I S T Ó R I A S 

Completam-se hoje 53 anos da tomada do poder pelas Forças Armadas, via terrestre pelo Exército, com Marinha e Aeronáutica. Os governos militares foram de abril de 1964 a março de 1985, tendo como Presidentes um marchal e depois generais. Por conta disso, os partidos …

 

D A   

… foram extintos em 1965, agrupando vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e governadores de oposição no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e ocupantes dos mesmos cargos, da situação, na ARENA (Aliança Renovadora Nacional – hoje PP) …

P O L Í T I C A 

… Com a volta das eleições diretas pros governos estaduais (1982) e depois pras prefeituras das Capitais (1985), avançou o crescimento do hoje PMDB do Presidente Temer. A volta da eleição pra Presidência só veio em 1989, quando o hoje senador Collor (de volta ao PTC / ex-PRN) …

D O   

… venceu Lula (PT). Em 1994, o filho de um general – FHC (PSDB) – venceu Lula (PT) e voltou a vencer em 1998. Lula (PT) venceu o hoje senador Serra (PSDB) em 2002 e o hoje governador (SP) Alckmin (PSDB) em 2006, elegendo e reelegendo a agora ‘impedida’ Dilma  (ex-PDT no PT) …

B R A S I L  

… em 2010 e 2014. Não que seja impossível, dependendo das condições de ‘temperatura e pressão’, mas a alta oficialidade das Forças Armadas não dão a menor chance de figuras como o deputado federal Bolsonaro (PSC – RJ) falar e muito menos agir em nome deles. É o que há.   

E D I T O R 

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (São Paulo).

cesar.neto @ mais.com