I M P R E N S A 

Em São Paulo: jornal O DIA

SÃO 

O Tribunal Regional Eleitoral (Estado de São Paulo) tem cadastrado 1.189 candidatos às 55 cadeiras na Câmara paulistana, o maior e mais importante parlamento municipal brasileiro. É óbvio …

1.189 

… que pelo menos cerca de 900 candidaturas não teriam chances de se eleger nem que estivessem nos maiores partidos políticos. E não porque os menores não possam eleger alguns …

CANDIDATURAS

… de seus candidatos. A questão é que os partidos (35) precisam preenchem suas chapas, por menores que sejam, inclusive com a participação mínima (via legislação eleitoral) de candidatas …

PRA 

… mulheres. Esta é a real, desde que voltaram as eleições diretas pras Capitais em 1985. Não será diferente, só porque agora as redes sociais (via Internet) podem eleger personagens …

CÂMARA 

… que se montam pra vender ao eleitorado mercadorias que não têm pra entregar, até porque na real nunca foram o que se travestem pra iludir. Além do mais, se ter fama, ser milionário, …

DE

… artista, cantor e esportista consagrados; dono ou pastor de igreja dita evangélica, dirigente de escola de samba e de ONGs, ou ser irmão, filho, sobrinho ou neto de políticos …

 

SÃO  PAULO

… fosse garantia de ser eleito(a), além das Câmaras municipais desde 1982 (volta das eleições diretas pra governadores) as Assembleias e o Congresso já não teriam mais  profissionais da política.

HISTÓRIAS 

Bienal do Livro (São Paulo) começa dia 26. O Brasil de hoje parece ter saído do livro “A Volta do Idiota” – manual do perfeito Idiota latino-americano; prólogo de Mário Vargas Llosa …

DA

… Por aqui, políticos dão tiro no pé, via Constituição (1988) furada e Poderes longe dos seus papéis republicanos. Executivo e Legislativo foram dando ao Judiciário a condição de aumentar …

POLÍTICA 

… muito seus poderes políticos. Agora, falsas moralidades argumentam que com dois terços dos votos são os parlamentos que julgam politicamente os pareceres dos Tribunais de Contas …

BRASILEIRA

… e TCU. Só que já é assim. A Câmara paulistana, a Assembleia paulista e a Presidência podem aprovar contas que os Tribunais de Contas desaprovaram, ou desaprovar o que aprovaram.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência. Ele está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com