I M P R E N S A
.
Em São Paulo: jornal O DIA
.
C Â M A R A ( S P )
.
A partir de amanhã, a coluna vai publicar um quem é quem entre os candidatos eleitos pela 1ª vez pro mais importante parlamento municipal brasileiro. Eles completaram o 1º semestre do mandato de 4 anos.
.
P R E F E I T U R A ( S P )
.
João Doria (PSDB) segue fazendo o que a lógica da política manda: ocupando espaços pra credenciar-se em definitivo pro governo (SP) ou até Presidência da República. O estilo Doria motiva ‘Dorias’ pelo Brasil.
.
A S S E M B L E I A ( S P )
.
Até o fim deste mês, a coluna vai publicar um quem é quem entre os ex-suplentes agora no mandato de deputados estaduais pela via da eleição dos titulares pra prefeituras (SP). Podem disputar reeleição em 2018.
.
G O V E R N O ( S P )
.
Alckmin (PSDB) começa a faturar – cronologicamente – seus investimentos desde janeiro de 2011, visando recuperar as imagens de líder regional pronto pra ser escolhido à Presidência e então se tornar um estadista.
.
C O N G R E S S O
.
Senadores tucanos José Serra, Aloysio Nunes (substituindo Serra como ministro nas Rlações Exteriores) e a ex-PT (no PMDB) Marta seguem tendo que ‘apoiar’ o governo Michel Temer (PMDB). São os ônus da coisa.
P R E S I D Ê N C I A
.
Temer (PDMB) considera ter tem bem mais que os 172 votos pela não aceitação via Supremo de um processo por conta de corrupções durante seu governo. O agora ‘inimigo’ Renan (PMDB – AL) range os dentes.
.
J U S T I Ç A
.
Infelizmente, o Supremo transformou-se numa Casa mais política que Executivos e Legislativos. A coisa boa, embora ruim, é que entre os 11 membros já não mais fingem que julgamentos não são só jurídicos.
.
P A R T I D O S
.
Ex-senadora Marina Silva (ex-PT e ex-Lula, ex-Verde de Penna e ex-albergada no PSB de Campos – falecido) volta a se vender como ‘única salvação’ pro Brasil na eleição 2018. Se acha ‘uma das tais’ pra Nova Jerusalém.
.
H I S T Ó R I A S
.
No país do ‘nunca antes’, tanto Temer ser o 1º Presidente denunciado por corrupções no mandato como o ex-Presidente Lula (PT) ser condenado via Justiça Federal por corrupções são falências sociais e institucionais.
.
E D I T O R
.
O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (São Paulo – Brasil).
cesar.neto@mais.com