I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal “O Dia”.
EDITORIAL
A coluna do jornalista Cesar Neto tem como visão ser referência na política. Sua missão é continuar sendo uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.
SOBRE
Enquanto Kassab comemora a re-refundação do PSD, alguns partidos ‘plantam’ balões de ensaio na imprensa e uma parcela do PT quer que Mercadante seja compensado pelo ‘sacrifício’ …
DIFERENCIAL
… de ‘perder’ a reeleição ao Senado, o PSB se cacifa como quem pode fazer diferença pro PT (de Lula / Dilma), pro governador SP Alckmin (PSDB) e pro prefeito Kassab (ex-DEM), por ter …
DO
… se transformado num partido que terá cerca de 2 minutos e meio de propaganda na tv e rádio (proporcional ao número total de deputados na Câmara Federal – 7 eleitos pelo Estado SP), …
PARTIDO
… repetindo cerca de 10% dos votos válidos na Paulicéia. Senão vejamos: o PT terá cerca de 5 minutos e meio; o PMDB cerca de 5 minutos; o PSDB cerca de 3 minutos e meio; o PP …
SOCIALISTA
… (contabilização dos votos de Maluf – ‘ficha suja / limpa’ só a partir de 2012) cerca de 3 minutos; o DEM (ex-Kassab) e o PR, ambos com cerca de 2 minutos e meio. Abaixo do PSB, que fez …
BRASILEIRO
… 6 governadores em 2010, estão os muito mais estruturados (em São Paulo) PDT (Força Sindical) com cerca de 1 minuto e meio; o PTB de Campos Machado (pode ter 1’30” se incorporar …
NA
… o PTC); o PSC (dos evangélicos) e o PC do Brasil (agora dos artistas) com cerca de 1 minuto e o PV (que apesar da candidatura à Presidência em 2010 não terá sequer 1 minuto de …
ELEIÇÃO
… tempo). Elegeu 13 deputados (todo o Brasil) em 2006 e apenas 14 em 2010. Detalhe: com eleitorado bem maior. Também terão menos de 1 minuto de tempo o PPS (de Soninha) e o PRB …
PAULISTANA
… (da igreja Universal). Os partidos que não tem vereadores na cidade de São Paulo, mas tem pelo menos 1 deputado federal (ainda que por outro Estado) terão menos de 20 segundos: …
2012
… o PT do Brasil e o PMN terão cerca de 15 segundos. Voltando ao PSB, agora tá explicado por que Kassab o ‘elegeu’ como principal aliado, dando o PSD cearense pra Ciro Gomes tocar ?
EDITOR
O jornalista Cesar Neto assina esta coluna desde 1993. Presidiu o Comitê de Imprensa na prefeitura de São Paulo. Está secretário-geral na Associação dos Cronistas Políticos (SP).
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto @ mais.com