.
I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Desde 1992, a coluna do jornalista Cesar Neto tornou-se referência na política e uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

REDES

Num jogo mundial, no qual os ódios da nossa natureza subjetiva – em alta na política brasileira – têm dado de goleada nos atos de verdadeiro amor, vale …

INFORMAIS

… repensar nas fofocas (transmissões mal intencionadas de informações) como as mais antigas redes (processo natural de comunicação) de preservação …

DE

… e de transporte do rancor. Por isso, a cultura (povos) humana está recheada de histórias (povos) nas quais existem os ‘repassadores’ das histórias (por …

ÓDIOS

… exemplo de um dos povos da Antiguidade); os que usam das ‘más línguas’ e finalmente os caluniadores. No caso dos caluniadores, trata-se de um caso …

SÃO

… dos mais comuns em face dos que mentem sobre outras pessoas, ainda que os caluniados façam parte do seu grupo racial. Os que são de ‘más línguas’ …

MUITO

… costumam transmitir informações – até verdadeiras – com a única intenção de difamar uma pessoa ou ao grupo de pessoas ao qual o ‘falado’ pertence …

ANTERIORES

… Entre todos, os piores – sem dúvida – são os ‘repassadores’ de histórias, pois seus ‘repasses’ são falsamente involuntários (informações comprometidas …

AOS

… com interesses desonestos ou escusos). Os de ‘más línguas’ acusam fulanos ou seus ancestrais, enquanto os ‘repassadores’ de histórias abusam do uso …

ATUAIS

… de discursos do tipo “quem diria que o fulano ou a fulana – ou fulanos – seria ou seriam o que é ou o que são hoje”. Fingem não se dar conta da maldade …

PROCESSOS

… no que pensam e dizem. Em tempo: não podemos nos esquecer que as fofocas não teriam o poder difamador e caluniador que podem ter caso os que …

(COMUNICAÇÃO)

… as escutam com prazer – talvez as passem pra frente sem o mínimo critério de justiça – não fossem tão perversos e odiosos quanto os que as contaram !!!

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com