I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal O DIA.
Desde 1992, a coluna do jornalista Cesar Neto tornou-se referência na política e uma via de liberdade entre comunicação, sociedade e instituições.
126
… O essencial numa República não é quantos são os beneficiados, mas sim os tipos de bens que se procuram. Podemos e devemos nos lembrar …
ANOS
… que um bem comum é um bem público, conceito que não pode nem deve ser confundido com bem privado, embora o Direito republicanizado …
DE
… dê garantias constitucionais aos detentores de bens privados. Um exemplo – agora mais consolidado que nunca – os candidatos, a qualquer cargo …
‘RES’
… público, que prometem vantagens pra todos – às custas dos cofres públicos – seria contra os princípios republicanos; enquanto um outro
que …
‘PUBLICA’
… luta pra não permitir um acesso ilimitado aos mesmos cofres públicos seria – em tese – o verdadeiro defensor da essência da filosofia republicana …
NA
… Também por conta disso é que evolui a ideia de pátria e que – portanto – não existiria república sem pátria. A pátria, em suma, seria o espaço comum, …
PÁTRIA
… coletivo e público, portanto bem diferente do que é privado e particular. Por isso, as pátrias envolveriam afetividade, amor, identidade e a noção …
BRASILEIRA
… de que ‘pertencemos’ a um grupo (em desconstrução via globalização total), remetendo ao pai, progenitor do sexo masculino (também em desconstrução).
EDITOR
O jornalista – colunista político – Cesar Neto está dirigente na Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo e na Associação Paulista de Imprensa.
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com