.
Em São Paulo: jornal O DIA
C Â M A R A
Conforme comentário da edição de ontem, é sempre a 1ª instância [no caso Vara da Fazenda] que determina a reintegração de posse do plenário dos parlamentos estaduais e municipais. No caso do Palácio Anchieta foi dada …
P A U L I S T A N A
… liminar com prazo de até 5 dias pra que [até] estudantes desocupem o plenário aos vereadores que lá estão porque tiveram votos nas urnas da eleição ou reeleição em 2016. Daí ter sido via Tribunal paulista de Justiça …
P R E F E I T U R A ( S P )
O que joga contra os invasores do plenário 1º de maio é o fato de que eles não têm como apertar o botão do ‘delete’ pra que o prefeito Doria (PSDB) não consiga aprovar as desestatizações dos patrimônios públicos da Pauliceia.
A S S E M B L E I A ( S P )
O que farão os deputados do maior e mais importante parlamento estadual do Brasil, agora que uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impede [ainda que liminarmente] nomear próprios públicos ? Só o Executivo vai poder tudo ?
G O V E R N O ( S P )
Independentemente do que vai rolar até o PSDB definir se Alckmin vai ser de novo o candidato à Presidência [foi em 2006], ele vai completar quase 14 anos de exercícios do mandato de governador. Na pior das hipóteses, sai ao Senado.
P R E S I D Ê N C I A
Temer não só terá como coadjuvante a sua indicada à Procuradoria Geral da República, Raquel Dodge, como o também seu indicado ao Supremo, Alexandre de Moraes, literalmente trabalhando pra que vá até 31 de dezembro de 2018.
P A R T I D O S
Ex-vereador paulistano e ex-deputado na Assembleia (SP), o deputado federal Vicente Cândido (PT) tornou-se ‘o cara’ do relatório que ‘oficializa’ donos e sócios majoritários dos [ainda] 35 partidos, pela via do Distritão [eleição …
P O L Í T I C O S
… por exemplo na Assembleia paulista dos 94 mais votados e pra Câmara Federal dos 70 mais votados pelo Estado, independentemente do partido ao qual estejam filiados]. Quanto ao fundo [financiamento] partidário, os cerca …
B R A S I L E I R O S
… de 3,5 bilhões de Reais carimbados pra ‘garantir a democracia’ seriam até pouco caso a atual legislação continuasse a vigorar. No Senado [Casa revisora], ‘o cara’ deve mesmo ser o senador Jucá, que trabalhará pro PMDB de Temer.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto vem publicando esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente nas Associações Paulista de Imprensa e dos Cronistas de Política (SP).
cesar.neto@mais.com