I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

TRANSPARÊNCIA 

A ONG internacional Transparência Internacionalsurgiu em 1993, na reunificada  Berlim (Alemanha), sob inspiração de um funcionário aposentado …

INTERNACIONAL

… do Banco Mundial e que no seu início não tinha fins lucrativos. Seu maior objetivo é a luta global contra a corrupção, portanto contra o que reside … 

‘PESQUISOU’ 

… na essência da natureza humana (portanto nos membros de bancos e ONGs também). A TI ter escolheu  a política como prioridade maior da sua …    

PRA

… atuação pelo mundo. Na pesquisa, por mais de 100 países, no Brasil cerca de 80% dos cerca de 2 mil pesquisados apontaram os partidos políticos …

‘DESCOBRIR’

… são corruptos ou muito corrptos; portanto seus dirigentes e parlamentares (vereadores, prefeitos e vices, deputados estaduais e federais, senadores, …

 

QUE

… governadores e vices, Presidente e vice da República). Em tempo: hoje são 30 os partidos políticos no Braisl. A corrupção nas demais instituições ficou …

… assim: cerca de 70% pro Congresso (Câmara dos Deputados e Senado); cerca de 70% pra Polícia (não diz quanto pra Civil e quanto pras PMs); cerca de 55% …

CORRUPAÇÃO

… pro Sistema de Saúde; cerca de 50% – muito alto – pro Poder Judiciário; cerca de 45% pro funcionalismo público; cerca de 40% – muito alto – pra Imprensa; …

NOS

… cerca de 35% pras ONGs (não diz quanto pra ONG e quanto pras OSCIPs); cerca de 35% pro setor privado; cerca de 30% pras igrejas – muito baixo – (não diz se apenas …  

PARTIDOS

… a católica ou também as evangélicas) e cerca de 30% pros militares (Forças Armadas). Em tempo: as pessoas vão pra política fazer pós do que são na sociedade.   

EDITOR

O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprena na prefeitura paulistana. É dirigente na Associação dos Cronistas Políticos (SP) e Associação Paulista de Imprensa.

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com