I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal O DIA
.
Invasão do plenário do maior parlamento municipal do Brasil [América do Sul] por um grupo de [até] estudantes; na mesma ‘vibe’ que invadiu a Assembleia paulista em 2016 e de lá teve que se retirar via medida judicial de reintegração de posse, é tomar [goela abaixo] …
D E
… o’remédio’ jurídico usado pelo então deputado-presidente Capez (PSDB), só que via Fazenda Pública por ser instituição municipal, o Jurídico da Casa deu ao vereador-presidente Milton Leite (DEM) a condição de enquadramento no mínimo como contravenção penal …
S Ã O
… e talvez até de crime via provocação de tumulto ou portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial. Como o plenário é um Santuário da Democracia possível, o ato de provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, praticando …
P A U L O
… qualquer ato que produza pânico ou tumulto foi o que ensejou que o TJ-SP não concedesse somente a reintegração de posse [ALESP], mas também multa diária [caso resistissem] pras famílias e entidades às quais os invasores estejam filiados. É o famoso “aí sim, só que não”.
P R E F E I T U R A ( S P )
Vingando uma candidatura Doria (PSDB) ao Palácio dos Bandeirantes em 2018, uma das possibilidades que pinta nos cenários que incluem o DEM e o PSD do ex-prefeito Kassab [refundador e dono nacional] é o resgate de Kassab ser o vice de uma chapa pra ganhar no 1º turno.
A S S E M B L E I A ( S P )
Deputada Marta Costa (PSD) tem valores cristãos [Assembleia de Deus – ministério Belém] que implicam em visões e missões que se colocam acima das mundanas. Por isso, não aceitou o ex-prefeito paulistano Kassab chamá-la pra que seja candidata à Câmara Federal em 2018.
P R E S I D Ê N C I A
Se Temer (PMDB) teve a intenção de filiar o prefeito paulistano Doria (PSDB) – que assim como senadores e governadores pode desfiliar-se sem perder o cargo – o tiro saiu pela culatra, uma vez que o gestor tem se mostrado muito mais ‘profissa’ do que muito político profissional.
P A R T I D O S
Propaganda (tv) do PSDB dirá que “erramos” em não manter a luta pelo Parlamentarismo no inícios dos anos 1990. Outro “erramos” vai pra FHC, quando não atacou Lula (PT) e o ‘mensalão’, achando que o Presidente sangraria e não seria reeleito em 2016. E os “acertos” pra 2018 ?
H I S T Ó R I A S
Segundo as profecias da literatura bíblica, “o fogo e a ira que o mundo nunca viu” de Trump (USA) pro ditador norte-coreano que ameaça com bombas nucleares ainda não é o Armagedon. Antes, vai pintar um ‘pacificador’ e uma paz ilusória. O fim virá como um “ladrão na noite”.
E D I T O R
O jornalista CESAR NETO publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis entre comunicação, sociedade e instituições. Ele está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas de Política (São Paulo).
++++++++++++++++++++++++++++++
cesar.neto@mais.com