I M P R E N S A

Em São Paulo:  jornal “O DIA”

C Â M A R A  ( S P )

Poderoso vereador-presidente Milton Leite não fala, mas Doria [candidato à Presidência] só não vai se filiar ao seu DEM [mudando o nome pra CENTRO] caso não queira. Os donos da legenda (ex-PFL) já decidiram que o quase ex-tucano pode se ‘empoderar’ do “Vim, Vi e Venci”.
.
P R E F E I T U R A  ( S P )
.
O ainda tucano Doria vai deixar o vice-prefeito Bruno (PSDB), neto do falecido senador e governador – SP – Mario Covas e sobrinho do vereador Covas Neto, numa ‘saia justa’ porque o vereador e ‘vice-prefeito’ Leite (DEM) pode se reeleger presidente da Câmara paulistana.
.
G O V E R N O  ( S P )
.
Nada como estar em campanha Presidencial pela 2ª vez [1ª em 2006 foi ‘aprendizado’ de que não dá pra ser ‘santo Agostinho’ o tempo todo]. Percebam como as Polícias Civil e Militar começaram a dar conta do recado [no sentido de trocar tiro e matar bandidos bem armados].
.
C O N G R E S S O
.
Com a morte [até 2022] anunciada de vários dos atuais 35 partidos políticos, senadores e deputados federais fazem o que é possível por uma sobrevida reeleitoral já em 2018. Fim das coligações proporcionais e começo das cláusulas de desempenho favorecem maiores e médios.
.
J U S T I Ç A S
.
Num país com instituições dominadas por grupos que as tornam feudos, inclusive na República de hoje, as justiças possíveis, desde a pós-‘libertação’ do Brasil de Portugal [7 setembro 1822], infelizmente leva-as a – no máximo – cometer menos injustiças com os não poderosos.
H I S T Ó R I A S
.
Não há como comparar o que tá acontecendo com o prefeito [eleito no 1º turno pelo PSDB em São Paulo] João Doria com o que vem rolando desde os tempos dos governadores [fenômenos na política paulista e nacional do Século passado] – Adhemar de Barros e Jânio Quadros …
.
D A
.
… Adhemar foi literalmente traído pelo ‘poste’ que elegeu, ou seja Lucas Nogueira Garcez. Detalhe: depois disso, Garcez não virou mais nada, a não ser história. Jânio, por sua vez, foi literalmente traído por Carvalho Pinto, que até tentou se eleger senador, mas foi derrotado …
.
P O L Í T I C A
.
… pelo jovem deputado estadual Orestes Quércia (MDB hoje PMDB). Depois Quércia que elegeu Fleury governador e foi traído por ele, que também ‘virou suco’ como deputado federal. Maluf elegeu o ‘poste’ Pitta prefeito paulistano e foi traído. Pitta morreu literalmente na miséria.
.
P A U L I S T A
.
… Em tempo: embora Doria não seja o político profissional, inclusive dono de partido, como foram Adhemar, Jânio, Quércia e Maluf, a real é que se for pra outra legenda terá colado em sua testa a pecha ‘o cara que não honrou quem o patrocinou no menor espaço de tempo’.
.
E D I T O R
.
O jornalista CESAR NETO vem publicando esta coluna [diária] de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis entre comunicação, sociedade e instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política [São Paulo].
.
cesar.neto@mais.com