I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O DIA”

C Â M A R A 

CPI que convida ou convoca representantes dos chamados grandes devedores junto ao Tesouro da prefeitura de São Paulo deve se  estender até pelo menos o mês de novembro deste ano, quando possivelmente o quadro partidário pras eleições …

P A U L I S T A N A

…  de 2018 estará mais que desenhado, sendo que o prefeito Doria poderá já ser candidato ou pro governo (SP) ou à Presidência. Dependendo da grana que entrar (dívida total de cerca de 100 bilhões), o vice Bruno pode herdar uma ‘burra’ gorda.

P R E F E I T U R A 

João Doria poderá se valer de um pensamento de Quércia, com quem conviveu quando covistas ainda eram PMDB (PSDB só pintou em 1988). O então governador (SP) dizia: “nos primeiros 6 meses, ou até no 1º ano, a gente governa com amigos …

P A U L I S T A N A

… Depois, com adversários e até ex-inimigos. O mesmo não vale, por ora, pro vice Bruno Covas (PSDB), virtual prefeito caso Doria eleja-se governador (SP) ou Presidente em 2018. Bruno tá tendo paciência ‘monstro’, com alguns Prefeitos Regionais.

A S S E M B L E I A  ( S P )

Ainda que o Supremo não tivesse tirado das Assembleias estaduais a condição de não permitirem que os governadores sejam processos via Superior Tribunal de Justiça,  a probabilidade da ALESP ‘entregar’ Alckmin(PSDB) seria de 0 a menos 1.

G O V E R N O  ( S P )

Assim como Doria (PSDB) tá ‘pagando a conta’ com Matarazzo (deixou o PSDB em campanha pra prefeito em 2016) e companhia., Alckmin não fecha a porta pro senador Serra, caso o ex-governador sobreviva às denúncias do ‘clube das empreiteiras’.

 

C O N G R E S S O

Entre os 70 deputados por São Paulo, pelo menos uns 15 assumem que podem mudar de partido pela ‘janela’ que vai abrir pra que não percam a cadeira por infidelidade partidária. Já os 3 senadores podem, como fez Marta. Foi do PT pro PMDB.

P R E S I D Ê N C I A 

Diferentemente do festival (cinema) É Tudo Verdade, a ex-presidente (‘impedida’) Dilma (ex-PDT no PT) tá dizendo que É Tudo Mentira em relação ao que a ‘marketeira’ presa Monica Moura denunciou sobre conta de e-mail onde trocavam mensagens.

J U S T I Ç A S 

Embora as liberdades sejam sempre as possíveis, Carmem Lúcia (presidente do Supremo) faz sua parte em relação ao CNJ, ao criar comissão executiva que pode e deve dar alguma garantia quanto ao exercício da liberdade da imprensa e dos jornalistas.

P A R  T I D O S 

Toni Rodriguez, vice-presidente nacional do extinto PT do B , que agora se chama Avante 70, apresentou – enquanto ainda dirigente estadual – aos dirigentes de diretórios municipais o ex-deputado federal Vacarezza como presidente da provisória paulista.

H I S T Ó R I A S  

Eleições francesas expuseram ainda mais a falência mundial de povos, culturas, ideologias, justiças e partidos políticos, na medida que tanto o que se chama de ‘direita’, como ‘esquerda’ e principalmente ‘centro’ tão mais pra direções, sentidos e mapas.

E D I T O R

O jornalista CESAR NETO vem publicando esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente nas Associações (Cronistas de Política de São Paulo e Paulista de Imprensa).

cesar.neto@mais.com