I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O Dia”.

.

CÂMARA

Na edição de ontem, ao escrever que a renovação real entre os eleitos vereadores é muito menor que a publicada via imprensa, a coluna remete pro fato de que – por exemplo – parentes que usam o sobrenome …

DE

… de ex-vereadores(as) e são eleitos, ‘reabastecem as gôndolas do supermercado’ da política, agora com ‘novo rótulo’ pra não demonstrar que tem ‘DNA do mesmo produto’. Nesta linha, não são 22 os ‘novos’, …

VEREADORES 

… mas sim 14 (lista na edição de ontem) que representam na real a tal renovação não passa de 30%, portanto a média histórica do parlamento paulistano. Em tempo: fossemos ainda mais rigorosos, podíamos …

DE 

… diminuir tal renovação pra 12 ditos ‘novos’, porque as filhas dos deputados (ALESP) Celino e Ramalho (ambos PSDB) foram introduzidas no mercado da vereança pelo ‘marketing’ de promoção dos seus pais …

SÃO  PAULO

… No entanto, Aline e Adriana (ambas PSDB) não são filhas de ex-vereadores, o que as mantém na linha de produtos inclusos nos mercados partidários como ‘variações das mesmas matérias-primas’ na política.

PREFEITURA 

João Doria (PSDB), que se diz ‘não político’, tem a missão de demonstrar ao universo da política brasileira que os cerca de 3 milhões de votos que o elegeram prefeito de São Paulo (ineditamente em 1º turno) …

 

DE 

… foram de quem aposta num gestor acima de ideologias. Ele diz que será, a partir de janeiro de 2017. Pra isso, terá que se relacionar tanto com os dirigentes dos – inclusive os opositores – 18 partidos políticos …

SÃO  PAULO

… que estarão representados no parlamento e com a base governista que deve ser construída até mesmo com os vereadores dos partidos que estiveram ao lado dos derrotados na eleição. Não será nada fácil.

PARTIDOS 

Eleição de vereadores pelo PTN (ex-vereador Milton Ferreira) e pelo NOVO (vereadora Janaína Lima) levam pro parlamento paulistano 2 partidos que nunca tiveram cadeira desde a volta das eleições diretas …

POLÍTICOS

… nas capitais, em 1985. O PHS tá ‘repondo o estoque’, com a chegada de Zé Turin, uma vez que o dono estadual Laércio Benko está Secretário (Turismo – SP). PC do B e PDT não emplacaram ninguém.

HISTÓRIAS

Eleito vereador, Camilo Cristófaro (PSB) foi o 1º chefe de gabinete (presidência da Câmara paulistana) que ficou no cargo por 6 anos. Modernizou a Casa com Antonio Carlos Rodrigues (PR) e com José Américo (PT).

EDITOR

Desde 1992 a coluna diária de política do jornalista Cesar Neto é publicada na imprensa de São Paulo (Internet desde 1996). Ela foi se tornando referência. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (SP).

cesar.neto@mais.com