I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA. 

EDITORIAL

Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

ALGUMAS

A propósito da politização cada vez maior de grupos católicos, evangélicos e muçulmanos, vamos usar o feriado de Corpus Christi pra contar algumas …

HISTÓRIAS

… das histórias políticas vividas por Jesus (o Cristo), objeto maior da celebração. Existiam 3 grupos políticos entre os judeus: os Saduceus, concentrando …

POLÍTICAS 

… a classe rica, o alto clero judaico e os proprietários de terras. Como se beneficiavam da relação submissa com os dominadores romanos, não acreditavam …

NO

… na vinda de um Messias, fato que significaria mudanças. Detinham poder político ao exercer os cargos principais do governo colegiado no Sinédrio …

CONTEXTO

… Já os Fariseus eram uma espécie de classe média emergente, porque junto com os escribas controlavam a interpretação dos textos dos escritos …

 

JUDAICO

…  que hoje são partes do antigo testamento. Eram teólogos e doutores da lei (Torá – leis de Jeová pra Moisés). Deveriam ser os advogados e magistrados …

DA

… do Deus de Israel. Ocupavam altos postos na hierarquia. Faziam uma oposição não revolucionária e detinham poder intelectual e moral. Quanto aos …

ATUAÇÃO 

… Zelotas, eram um grupo político radical, que ao romper alianças com os romanos partiram pra violência armada em forma do que hoje são as guerrilhas …

DE

… Era integrado por camponeses que tinham dívidas impagáveis com os donos das terras, a maioria na Galiléia. Chegaram a fazer aliança com os Fariseus, …

JESUS

… pra destruir Saduceus e romanos. Mas, além de destronar os maiores, a política divina-cristã de Jesus não permitiu a assunção dos menores: Heroditas e Essênios.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto digiriu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É dirigente na Associãção Paulista de Imprensa e na Associação dos Cronistas Políticos (SP).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com