I M P R E N S A
Em São Paulo: jornal “O DIA”
C Â M A R A
Votação aberta, pra todos os cargos da Mesa Diretora, deu ao maior e mais importante parlamento estadual brasileiro a condição de clareza que Câmara Federal e Senado não têm. Nelas, as eleições são secretas e traiçoeiras.
G O V E R N O ( S P )
Alckmin (PSDB) tem ano decisivo em relação aos partidos que comporão a Mesa Diretora e quem será seu líder na Assembleia paulista, além de reformar seu Secretariado, pra tentar consolidar sua candidatura à Presidência.
C O N G R E S S O
Reeleição (mandato residual pós-cassação do deputado Cunha – PMDB) de Maia (DEM) à presidência da Câmara Federal detonou, em 1º turno, o que restava de um ‘centrão’ de partidos que insistiam em ‘renegociar’ com o governo.
P R E S I D Ê N C I A
Hoje sentindo na pele o que é ser esposa de um Presidente da República, Marcela Temer se diz – acima das ideologias e dos partidos – solidária na morte cerebral de Marisa Lula da Silva, hospitalizada em São Paulo.
P A R T I D O S
O esvaziamento e a perda de prestígio – e poder – do PT do ex-presidente Lula são tantos, que o partido acabou votando na recandidatura Maia (DEM) na Câmara dos Deputados, contentando-se em ficar com uma das suplência da Mesa.
J U S T I Ç A S
Disputas políticas, como por exemplo ‘indicações’ ao Supremo, voltam a expor o lobismo – interno e junto ao Executivo e Legislativo – tanto dos magistrados, como dos Ministérios Públicos e dos advogados / professores via OAB e faculdades.
H I S T Ó R I A S
Quem vai demonstrar se o novel ministro (Supremo) e novo relator Fachin – em função da morte de Teori – vai ser pior ou melhor relator da Lava-Jato (‘petrolão’) do que foi o aposentado (2014) Barbosa (‘mensalão’) é o tempo do tempo.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto vem publicando esta coluna diária desde 1992. Ela foi se tornando referência na política e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na API e na Associação dos Cronistas de Política (São Paulo).
cesar.neto @ mais.com